_ Home | Fale Conosco | Credencie sua Clínica | Raças | Mister News____
Clique aqui e conheça mais sobre a Mister Saúde AnimalClique aqui e conheça nossos Planos de Saúde para AnimaisClique aqui e conheça os nossos diferenciaisClique aqui e conheça a nossa rede credenciadaClique aqui para aderir ao Plano de Saúde Animal Mister
 


 

Se você é nosso associado, clique aqui

* Mister Ambulatorial
* Mister Standard
* Mister Executivo
* Mister Plus

Nome:
Email:
Cidade:

Clique aqui e indique esta página a um(a) amigo(a)

Saúde dos Cães - Intoxicações

As intoxicações em cães e gatos acontecem com impressionante freqüência, devendo, por isto, serem alertadas todas as pessoas que possuem esses animais.

Em primeiro lugar, isso decorre do hábito que têm os cães de ingerir as mais variadas coisas. De outro lado, pelo fato de alguns donos desconhecerem ou negligenciarem a vigilância sobre os animais, e até mesmo fazerem aplicações de medicamentos para combater carrapatos, pulgas, vermes, etc, as quais são sempre tóxicos. É comum e amplo emprego de desinfetantes para a lavagem dos canis ou mesmo até dos animais.

Intoxicação quer dizer "algo demasiado". Ele depende, entretanto, de vários fatores tais como a qualidade e a quantidade que o organismo absorve, a via de absorção, a idade do animal, o porte, o sexo e o estado do orgânico.

Um determinado produto pode ser perfeitamente tolerado por um animal sadio, enquanto em outro pode ser mortal, porque o animal tem uma lesão renal ou hepática, sem que o dono saiba. Esse é um dos motivos porque, entre um grupo ou ninhada de cães, apenas um ou dois adoecem após a aplicação de algum remédio, enquanto todo o restante permanece inalterado.

Há ainda o fato de que alguns medicamentos, possuem atividade acumulativa, e por efeito de aplicações freqüentes determinam um quadro de intoxicação. A realização do proprietário é sempre dizer: "eu sempre usei isto e nunca aconteceu nada, porque só agora?"

O péssimo hábito que alguns donos têm de aplicar certos vermífugos freqüentemente em seus animais, é outra causa de intoxicações progressivas, que causam lesões nos mais diferentes órgãos. É imprescindivel que antes de se ter experiência com o uso de certos medicamentos, seja consultado o médico veterinário.

É ai que fazemos uma comparação: aguém de bom senso aplica uma injeção ou um vermífugo em uma criança antes de consultar seu Pediatra?

Na eventualidade de se verificar que o animal foi intoxicado, o dono pode tomar algumas providências que serão de grande valia, até que o animal seja levado a uma clínica.

No caso da ingestão de algum tóxico, felizmente a facilidade com que o cão vomita faz com que geralmente seja eliminada a maior parte do tóxico. Caso não aconteça, o dono deve lhe dar imediatamente pela boca uma mistura de 1 colher de sobremesa de sal dissolvida em um copo de água morna para que vomite.

Pode ser também extremamente útil o emprego do antíodo universal cuja a fórmula é a seguinte:

Carvão ativado .............. 50 g
Óxido de Magnésio......... 25 g
Caolim ......................... 25 g
Acido Tânico.................. 25 g

Disolver em meio litro dágua. Pode ser dado 1/2 copo para animais pequenos, 1 copo para medianos e 2 copos para cães grandes.

Se a intoxicação foi de origem esterna (banho carrapaticida, desinfetante, etc), o animal deve ser imediatamente lavado com abundânte água e sabão.

De qualquer forma, mesmo que haja uma aparente melhora do animal, ele deve ser levado o quanto antes a uma clínica veterinária para ser ser convenientemente tratado, pois é freqüente a ocorrência de relações tardias.

Quando se dedetiza uma residência, por exemplo, todos os animais devem ser retirados do ambiente por um ou dois dias, para evitar que eles aspirem os vapores ou tenham contato, no chão ou paredes, que estão impregnadas com as substâncias aplicadas.

 

Clique aqui para voltar
               

Clique aqui e conheça mais sobre a Mister Saúde AnimalClique aqui e conheça nossos Planos de Saúde para AnimaisClique aqui e conheça os nossos diferenciaisClique aqui e conheça a nossa rede credenciadaClique aqui para aderir ao Plano de Saúde Animal Mister
© MISTER SAÚDE ANIMAL - Planos de Saúde Animal para Cães e Gatos. Todos os direitos reservados.